Constelação familiar como funciona: guia completo da sua utilização em um processo judicial!

Planejamento Patrimonial Monteiro e Abreu
Planejamento patrimonial: quem pode fazer e quando é recomendado?
26 de setembro de 2023
Divórcio litigioso com filho menor
Divórcio litigioso com filho menor: como evitar traumas?
30 de outubro de 2023
Exibir tudo
Constelação Familiar como Funciona
escritório de advogados Monteiro e Abreu contato whatsapp

Apesar de ser um conceito ainda recente na atuação jurídica, muitos advogados online e presenciais têm procurado conhecer a constelação familiar como funciona para diferentes demandas judiciais, pois ela está se tornando um importante recurso de abordagem e mediação de conflitos.

Essa metodologia é uma peça-chave da humanização do Direito, uma transformação que visa trazer a abordagem humana para o centro do processo, com um conjunto de informações e fatos que vão melhorar a condução da mediação e ajudar na qualidade das decisões judiciais.

O uso da constelação nas ações judiciais é cada vez maior e com ótimos resultados, justamente por permitir que as pessoas envolvidas verbalizem suas angústias, anseios e crenças e, com isso, ajudem a encontrar caminhos que passem pela empatia e o respeito mútuo.

Nesse artigo, o blog do Escritório Monteiro e Abreu vai falar sobre como a constelação familiar atua no processo judicial e pode agregar qualidade aos resultados.

Simplificando a constelação familiar

A constelação familiar é uma abordagem desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger com o objetivo de ajudar as pessoas a compreender e resolver os problemas emocionais e nos seus relacionamentos através do entendimento das dinâmicas familiares.

A premissa central da metodologia é que os conflitos enfrentados pelas pessoas podem ter causa nas estruturas e relações familiares nas quais estão inseridas.

Dessa forma, é possível identificar quais as crenças e valores que influenciam negativamente as suas atitudes e decisões e levar esse conjunto de informações para a mesa de negociação de uma forma mais empática.

Constelação familiar como funciona em um processo judicial?

A constelação familiar, na forma de psicoterapia como foi criada, busca ajudar na resolução pacífica de conflitos, através da autoconsciência que desarma espíritos e reduz os desgastes emocionais.

Em razão disso, os profissionais de Direito viram nela uma ferramenta extremamente útil para chegar à mediação extrajudicial ou judicial em situações com forte carga emocional como um divórcio, por exemplo, em que o advogado de família pode humanizar os diálogos.

O profissional de direito atua como mediador e promove a visão de uma realidade familiar através dos contextos social, financeiro, sentimental, cultural e histórico e uma comunicação aberta entre as partes usando o inventário emocional de cada indivíduo.

Quais os principais benefícios da constelação familiar no Direito?

  • Gerar decisões que gerem conforto emocional e material a todas as partes;
  • Evitar que o litígio seja arrastado para um processo judicial longo e desgastante;
  • Ampliar o amparo para crianças e adolescentes envolvidas no processo;
  • Aumentar a taxa de sucesso nas decisões judiciais.

Em quais processos judiciais a constelação familiar pode ser um diferencial?

De uma forma geral, a constelação familiar pode contribuir positivamente nos litígios em que o fator emocional seja predominante, haja uma forte resistência a fazer concessões e especialmente existam filhos menores que devem ser protegidos.

Dentre os vários processos judiciais, temos:

Constelação familiar no Direito da Família

Em que pese a constelação familiar ser um recurso de mediação eficaz em diversas áreas do direito, é no direito da família que ela tem sido usada com maior destaque e obtido excelentes resultados.

Afinal, estamos falando de conflitos nas relações mais caras a todas as pessoas e onde as emoções e os sentimentos são mais aflorados em meio às discussões sobre aspectos práticos.

A intimidade das relações e toda sorte de sentimentos que surgem, especialmente nas separações de casais – mágoas, ressentimentos – impedem a visão racional e equilibrada, o que é especialmente  grave quando há crianças e adolescentes envolvidos.

Embora a constelação familiar não faça parte diretamente do campo jurídico, incorporar princípios e insights da abordagem na mediação em questões de família pode gerar resultados satisfatórios.

Venha conhecer a constelação familiar no Escritório Monteiro e Abreu

Como vimos, usar a constelação familiar na advocacia é uma alternativa que pode qualificar ainda mais o trabalho do advogado – ele pode entender as nuances que envolvem os contextos social e familiar e obter insights importantes para fortalecer a visão humana em um conflito.

Se você quer saber como encontrar um bom advogado especializado em constelação familiar, o Escritório Monteiro e Abreu é o melhor caminho.

  • Nossos profissionais adotam a metodologia com resultados consistentes e altas probabilidades de sucesso;
  • Faz parte do nosso objetivo valorizar a humanização na advocacia como estratégia para mediar conflitos onde a liberdade e o respeito entre as partes são regras;
  • Nossos advogados são alinhados com as melhores práticas de advocacia, observando o processo legal, mas com foco na compreensão dos sentimentos envolvidos.

Faça seu contato de advogado online onde estiver no Brasil, marque uma reunião e o Escritório Monteiro e Abreu ajudará em mediação humanizada e eficiente!

Entre em contato conosco