Qual é a vantagem de escolher uma advocacia humanizada?

Divórcio com Filhos
3 dicas para tornar o divórcio com filhos o mais fácil possível!
15 de agosto de 2023
Planejamento Patrimonial Monteiro e Abreu
Planejamento patrimonial: quem pode fazer e quando é recomendado?
26 de setembro de 2023
Exibir tudo
Advocacia Humanizada
escritório de advogados Monteiro e Abreu contato whatsapp

A advocacia humanizada é um novo olhar dos advogados online e presenciais cada vez mais presente nas suas relações com os clientes e as demais partes de um processo. Trata-se de uma abordagem que coloca o ser humano no centro de todas as ações e decisões legais.

Ela é baseada na valorização da empatia, da compreensão, do respeito e da consideração de todas as necessidades emocionais e pessoais dos envolvidos e não apenas o cuidado e rigor com os aspectos legais e técnicos.

Longe de ser apenas uma tendência, a visão humanizada na advocacia é uma consequência natural da necessidade de os advogados dialogarem com as partes de uma forma que crie a sensação de que a letra fria da lei pode andar junto com o as expectativas possíveis das pessoas.

Mas quais as vantagens da advocacia humanizada?

Nesse artigo, o blog do Escritório Monteiro e Abreu vai falar como a advocacia humanizada é um passo importante para a humanização do Direito como um todo.

O que é a advocacia humanizada?

O Direito humanizado busca criar um ambiente mais acolhedor e colaborativo entre os advogados e os clientes, onde estes se sintam ouvidos, respeitados e bem cuidados ao longo do processo legal.

A forma humanizada de advogar vem aperfeiçoar o trabalho do advogado: o excesso de burocracia, trâmites e especificidades de um caso, aliado ao volume de ações, criam uma advocacia mais fria em relação aos sentimentos que, muitas vezes, não são facilmente percebidos.

Essa mudança de conduta vem colocar o aspecto humano, de todas as partes, no centro e buscar os caminhos que flutuam em torno dele para que o resultado realmente satisfaça a todos.

Como funciona a advocacia humanizada?

Podemos destacar algumas características do Direito humanizado que norteiam essa abordagem.

  • Abordagem empática para entender e considerar todos os sentimentos;
  • Comunicação transparente que estimule a exposição de opiniões e os debates;
  • Foco no aspecto humano, buscando mover os recursos legais e técnicos em torno dele;
  • Estímulo à proatividade dos indivíduos da causa (e maior responsabilidade nas decisões);
  • Resolução pacífica, lançando mão de abordagens como a mediação no Direito de Família e a conciliação no Direito Trabalhista;
  • Respeito à diversidade cultural, social e de experiências.

Onde a advocacia humanizada pode ser aplicada?

O Direito humanizado pode ser aplicado em praticamente todas as especialidades do Direito, já que a sua base filosófica é focar as ações e conduzir as discussões extrajudiciais e judiciais com base nos seres humanos que fazem parte deles, com seus valores, necessidades, expectativas e decepções.

A abordagem humanizada da advocacia obtém excelentes resultados nas áreas do Direito em que os valores culturais e sociais e o componente emocional estão fortemente presentes e a construção de relações sólidas entre advogados e partes produzem resultados mais consistentes.

Quais os benefícios da advocacia humanizada?

Maior satisfação do cliente (e das partes)

Com o foco no lado humano em todas as questões que permeiam o litígio, fica mais fácil entender as razões que movem cada um dos indivíduos do processo e propor alternativas mais abrangentes.

Isso resultará em maior satisfação do cliente e também das demais partes e esse ponto é essencial: a melhor solução deve atender a todos – mesmo em diferentes níveis – e reduzir ao máximo possíveis lacunas e resistências que prejudiquem a execução do que for decidido na Justiça (ou fora dela).

Compreensão mais profunda do cliente e das partes

Com o foco maior no entendimento das necessidades e preocupações do cliente e da outra parte (ou partes), o advogado pode obter uma compreensão mais profunda de suas circunstâncias individuais, o que ajudará na construção de estratégias jurídicas mais eficazes.

Visão mais equilibrada do processo

A abordagem humanizada produz uma perspectiva mais equilibrada do processo, abarcando todas as nuances – financeiras, sociais, emocionais, culturais – que podem interferir no resultado, a partir de um relacionamento mais próximo e empático.

Melhor resolução de conflitos

Escutar interessadamente todas as partes do litígio, com empatia e igualdade de consideração, é um diferencial importante para atingir resultados melhores de resolução de conflitos, desde as reuniões pré-judiciais até as conciliações extrajudiciais e na Justiça.

Essa vantagem pode representar a diferença durante as discussões prévias sobre pensão, alimentos e guarda dos filhos nas ações de divórcio, quando o advogado pode compreender os sentimentos latentes na relação matrimonial que acaba e buscar o entendimento.

Conte com nossos advogados online para usar a advocacia humanizada

A advocacia humanizada não é uma nova área do Direito e sim uma nova abordagem do Direito para as resoluções de conflito. Por esse motivo, você encontra profissionais que usam essa filosofia nas diversas áreas de atuação.

Se você quer saber como encontrar um bom advogado humanizado, conheça a equipe de advogados do Escritório Monteiro e Abreu.

Nossos profissionais valorizam a humanização na advocacia como o alicerce para conduzir processos que unem observância ao processo legal e compreensão das expectativas das pessoas.

Faça seu contato de advogado online onde estiver no Brasil, marque uma reunião e o Escritório Monteiro e Abreu ajudará em mediação humanizada e eficiente!

Entre em contato conosco