A conciliação e a constelação familiar no direito de família buscam o aprofundamento emocional de cada pessoa envolvida em um conflito familiar e entender padrões de comportamento e valores sociais e morais que prejudicam os relacionamentos.
Tratam-se, de forma resumida, de uma jornada de autoconhecimento que visa:
Essas abordagens terapêuticas vêm sendo usadas com muito sucesso em audiências de conciliação e mediações extrajudiciais em vários estados, a cargo de profissionais do direito qualificados como a equipe do Escritório Monteiro e Abreu.
Vamos falar sobre como funcionam a conciliação e constelação familiar e que forma são diferenciais para gerar resultados sólidos e empáticos para a resolução de conflitos.
A conciliação e a constelação familiar são abordagens que buscam a resolução pacífica de conflitos, através da autoconsciência que desarma espíritos e reduz os desgastes emocionais.
O advogado de família atua como mediador, promovendo a comunicação entre as partes e ajudando na busca das soluções consensuais usando técnicas de mediação e de negociação.
O trabalho do advogado com constelação familiar é fortemente presente na mediação extrajudicial, onde os resultados positivos evitam que a família seja arrastada para um processo judicial emocionalmente desgastante, em especial para crianças e adolescentes.
Os principais conflitos familiares na Justiça podem ser resolvidos através da mediação extrajudicial ou da mediação judicial com as técnicas de constelação familiar e conciliação, dentre eles:
Essa é uma característica da conciliação familiar e constelação importante: a visão de uma realidade da família através de todos os seus vieses – social, econômico, sentimental, cultural e histórico. Dessa forma, o profissional pode trabalhar todas as questões e buscar caminhos mais sólidos.
Uma característica das decisões judiciais é priorizar a praticidade na garantia de benefícios objetivos às partes, especialmente quando há crianças e adolescentes envolvidos e baseadas nas análises de fatos e provas nos autos do processo.
São legítimas na essência, mas não impedem e podem exacerbar conflitos, pois existem camadas de sentimentos por trás da dinâmica familiar que desencadeou o processo.
O advogado especialista em constelação familiar pondera as consequências emocionais e sociais de cada decisão possível e contribui com uma visão mais empática, aproximando a decisão judicial das realidades postas.
Os processos de mediação de conflitos com constelação familiar e conciliação permitem observar os sentimentos que regem posições e decisões de cada pessoa que atrasam e até mesmo inviabilizam acordos.
O profissional lidará com razões ocultas (sentimentais, sociais) que, bem mapeadas, deixam de ser os obstáculos para um consenso.
Os conflitos familiares são emocionalmente desgastantes e podem causar rupturas em relações que precisam ser preservadas – entre filhos e pais ou mães, por exemplo.
Um advogado especializado em conciliação e constelação familiar pode ajudar a diminuir o estresse emocional, proporcionando um ambiente onde as pessoas tenham liberdade para expressar os seus sentimentos e que facilite a comunicação entre elas.
Como resultado as decisões, sejam em acordos extrajudiciais ou nos tribunais, terão mais solidez nas suas considerações e mais chances de perdurarem sem questionamentos no futuro.
Faça seu contato de advogado online onde estiver no Brasil ou marque uma reunião para conhecer o nosso trabalho na conciliação de conflitos familiares!