3 dicas para tornar o divórcio com filhos o mais fácil possível!

Como encontrar um bom advogado para o seu caso em 5 passos?
25 de julho de 2023
Advocacia Humanizada
Qual é a vantagem de escolher uma advocacia humanizada?
11 de setembro de 2023
Exibir tudo
Divórcio com Filhos
escritório de advogados Monteiro e Abreu contato whatsapp

Uma separação de casal que envolva filhos é sempre um processo extremamente delicado e mesmo um experiente advogado de divórcio já viveu situações surpreendentes. Afinal, o divórcio com filhos é o fim do sonho inerente à condição humana de formar um núcleo familiar.

O divórcio com crianças e adolescentes exige um cuidado maior do advogado de família contratado, pois ele deve priorizar a estabilidade financeira e emocional dos filhos do casal e acima dos interesses dos cônjuges.

Ele também deve buscar o comprometimento dos pais com uma relação de respeito entre eles e de harmonia com os filhos. É a situação ideal, mas será que ela é possível?

Certamente, sim.

Nesse artigo, o blog do Escritório Monteiro e Abreu vai trazer algumas dicas para tornar a separação com filhos um processo mais sereno para todos.

Como é feito o divórcio com filhos

Independentemente se é uma separação de casamento civil ou uma dissolução de união estável, se houver crianças, adolescentes e/ou menores incapazes, o trâmite é através da via judicial e com a representação de um advogado especialista em direito de família.

No processo, além de uma possível partilha de bens, o profissional do direito deve cuidar dos temas ligados aos direitos dos filhos:

  • Modelo de guarda dos filhos a ser aplicado;
  • Pensão alimentícia;
  • Regime de visitas e viagens.

O advogado também promove uma mediação extrajudicial que visa estimular o consenso sobre todas as questões e tornar o trâmite judicial mais ágil e tranquilo possível.

Para isso, algumas medidas são fundamentais. Vamos falar delas.

1 – Comunicação é a chave do processo

É fundamental que os cônjuges estabeleçam uma comunicação franca acerca de suas questões com o fim do casamento, porém de forma respeitosa desde o momento em que a decisão pelo divórcio é tomada e, especialmente, no dia a dia com os filhos.

Falar com os filhos sobre o divórcio pode ser uma tarefa delicada, porém se torna simples se alguns cuidados forem tomados.

  • Use uma linguagem simples, clara e adequada à idade e o nível de maturidade emocional dos filhos;
  • Os reais motivos do divórcio devem ser resguardados e não deve haver críticas mútuas;
  • Esteja disponível para conversar, sempre reforçando a comunicação inicial e explicando de forma simples como serão a rotina e convivência no futuro.

2 – Evite brigas desnecessárias

Sabemos que o processo de divórcio é sempre um período conturbado, muitos sentimentos afloram e o ressentimento e a frustração ainda são latentes. Porém, é fundamental evitar brigas diante dos filhos e principalmente após a saída de um dos cônjuges de casa.

Os conflitos podem trazer efeitos negativos profundos para as relações entre pais e filhos, além de retardar a ambientação deles com a nova realidade.

Além disso, existe algo que infelizmente é comum entre casais separados; a alienação parental, um crime com consequências graves para a saúde mental dos filhos e que deve ser evitado e combatido caso ocorra.

3 – Busque um advogado especializado em conciliação e constelação familiar

Os conflitos em processos de divórcios são emocionalmente desgastantes e, mal conduzidos, geram consequências sérias em relações basilares para crianças e adolescentes.

Por esse motivo, a conciliação e constelação familiar tem sido cada vez mais usada e com sucesso em processos de divórcio, seja como um recurso de resolução extrajudicial de conflitos ou em divórcios tramitando na Justiça.

É uma abordagem que busca o aprofundamento emocional de cada pessoa envolvida em um conflito para entender padrões de comportamento, valores sociais e morais que afetam os relacionamentos, desarmar espíritos e reduzir os desgastes emocionais.

Com esse recurso, é possível chegar a resultados mais sólidos e justos, visto que são alcançados em um contexto de mais respeito entre as partes e de mais empatia pelos dilemas de cada um.

Faça seu contato de advogado online onde estiver no Brasil e marque uma reunião para conhecer o trabalho do Escritório Monteiro e Abreu com a conciliação e constelação familiar para a resolução de conflitos familiares!

Entre em contato conosco