Alienação parental: Como provar?

Como Comprovar União Estável
O que é necessário para comprovar união estável?
1 de setembro de 2019
Casamento ou União Estável
Casamento ou União Estável?
1 de outubro de 2019
Exibir tudo
Alienação Parental Como Provar
escritório de advogados Monteiro e Abreu contato whatsapp

A separação dos pais, normalmente é algo bastante complexo para os filhos, ainda mais se eles forem crianças. O período antes do divórcio, durante e depois, é complicado porque durante esta transição na maioria das vezes há discussões, brigas que partem para violência verbal e muita das vezes física e que é extremamente prejudicial para a vida emocional e saúde mental de um filho. Esta transição é mais prejudicial do que o divórcio em si.

Entretanto, o principal problema ocorre quando os pais mantêm conflitos constantes, intensos e mal resolvidos entre si e daí é comum quando um dos pais, começa a falar mal do outro para o filho ou começa a fazer coisas para induzir a criança a se afastar cada vez mais do outro genitor. Esse processo é conhecido como alienação parental.

Você acha que está passando por isso e não sabe o que fazer? Então veja ao longo deste artigo como provar essa situação e lembre-se: alienação parental é crime!

Em alguns casos pode ser difícil conseguir essa comprovação, mas existem alguns passos importantes para seguir antes de qualquer coisa. Acompanhe!

Passo a passo de como provar alienação parental

 

Como Provar Alienação Parental

Para que seja possível provar alienação parental é necessário prestar bastante atenção em alguns aspectos para que, em primeiro lugar, você tenha a certeza de que o problema está mesmo acontecendo. Sendo assim, aqui estão algumas coisas importantes para fazer:

 

1.   Registre todos os padrões comportamentais

O primeiro passo a ser dado é começar a anotar tudo o que acontece com o seu filho, ou seja, os padrões comportamentais dele. Isso inclui as conversas e os incidentes que aconteceram quando ele estava com o outro genitor também. Esses registros podem ser feitos em um diário e eles fazem toda a diferença no processo de como provar alienação parental.

Apenas não se esqueça de que é preciso saber separar as situações, certo? O que aconteceu entre vocês, enquanto ainda eram um casal, não tem nenhuma relação com o filho. Muitas vezes conseguir separar as coisas não é fácil, mas é preciso, inclusive a necessidade de buscar ajuda terapêutica, com profissional habilitado.

2. Esteja atento aos sinais

Geralmente, quando a alienação parental está acontecendo, é comum notar algumas mudanças nos comportamentos e nas atitudes da criança. É claro que isso dependerá diretamente de como o seu filho reage a tudo o que está acontecendo. Às vezes, por exemplo, ele só está um pouco diferente por causa da separação dos pais. Mas, de qualquer forma, é necessário estar atento a todos os sinais.

3. Converse com o filho

Se a criança já tem idade para entender tudo o que está acontecendo, então não deixe de conversar com ela também para explicar sobre a situação, sobre a decisão do divórcio a fim de deixar a criança mais segura, pois, ambos continuam sendo seus pais. Na verdade, isso é algo que por mais difícil que pareça, precisa ser feito por ambos os pais e, de preferência, juntos. Assim é possível evitar que um fale coisas totalmente diferentes do outro.

Depois de fazer tudo isso e perceber que a alienação está acontecendo mesmo, é hora de tomar as devidas providências para conseguir provar o problema. Para começar, procure um advogado especializado no Direito de Família e explique tudo para ele. Ele vai falar exatamente o que deve ser feito. Na maioria dos casos, é preciso fazer uma denúncia ao Juiz e ao Ministério Público, todavia é fundamental falar com o profissional antes.

 

Alienação Parental Filhos

 

Entendeu como provar alienação parental? Ao seguir todas essas dicas as chances de você perceber realmente o que está acontecendo e conseguir resolver ou até mesmo evitar o problema são bem maiores.

Caso você ainda esteja passando pelo processo de separação, também pode contar com nossos dicas sobre como desfazer união estável.

Você se identificou com este tema? Ou conhece alguém que está com este problema? Compartilhe esta mensagem para contribuir com informações relevantes para os seus contatos.

Entre em contato conosco
Valkira Monteiro
Valkira Monteiro
OAB/SP 120.953