Muitas são as dúvidas das pessoas sobre as regras para se aposentar pelo INSS após a Reforma da Previdência, o que faz aumentar os questionamentos sobre os benefícios concedidos e o volume de revisão de aposentadoria.
Nada mais justo, afinal estamos falando de um benefício que será a única fonte de renda para a grande maioria dos brasileiros em idade avançada e depois de décadas de trabalho.
A revisão de aposentadoria pelo INSS é um processo administrativo, aberto e conduzido pelo segurado para solicitar a reanálise do benefício concedido. O INSS que, por sua vez, concede ou rejeita o pedido.
Por ser um processo administrativo, ele é feito diretamente pelo segurado junto ao INSS, sem processo judicial, mas isso não torna o processo mais simples: o beneficiário deve buscar todas as garantias antes de dar entrada na revisão.
Por que é essencial preparar-se para pedir a revisão? Como você pode fazer o pedido para alterar a aposentadoria no INSS? Existem riscos envolvidos nesse processo?
Nesse artigo, vamos falar sobre a revisão da aposentadoria para ajudar você a tomar a melhor decisão na busca pelo seu direito!
Todo e qualquer cidadão aposentado pelo INSS tem o direito de solicitar a revisão do benefício, seja porque acredita que faltam dados importantes no cálculo da aposentadoria ou porque uma nova decisão legal sobre o assunto o favorece de alguma forma.
Existem dois tipos de revisão de aposentadoria que são baseados em erros no processo do INSS ou em decisões legais que gerem o direito à revisão do valor da aposentadoria. Vamos falar deles.
Essa é a revisão de aposentadoria mais comum porque tem relação com falhas no processo de análise e concessão de benefício. Podemos dizer que é uma revisão técnica da aposentadoria, pois tem relação com a qualidade das informações usadas.
A revisão pode surgir a partir de diversas situações, dentre elas:
Para os casos de vínculos de emprego não considerados, será necessário contar com uma sentença trabalhista para comprovar o direito.
Como podemos ver, esses motivos para rever a aposentadoria são simples de apontar, porém é preciso ter cuidado para que os fatos sejam bem fundamentados e comprovados para que não haja risco de reduzir a aposentadoria em vez de aumentar!
Um advogado previdenciário é fundamental para dar o andamento correto à revisão e criar as chances reais de sucesso.
As revisões de direito da aposentadoria podem surgir a partir de decisões judiciais que favoreçam uma determinada parcela dos segurados do INSS.
São as famosas decisões do STF ou do STJ que têm grande repercussão e abrem espaço para que os segurados peçam a revisão.
Como a revisão de direito na aposentadoria nesses casos é baseada em legislação e decisões judiciais, antes de usá-las, é fundamental que um advogado especializado em INSS analise para garantir que o seu caso tem chances reais de ser aprovado.
Se você não estiver satisfeito com o valor da aposentadoria, existem dois documentos usados no processo de concessão que podem dar indícios de que o valor da pensão está errado.
Como podemos imaginar, são documentos com uma linguagem técnica que a maioria das pessoas não conhece. Nesse caso, o ideal é buscar a consultoria de um advogado especializado em benefícios do INSS para analisar.
Sim, o segurado do INSS pode dar entrada na revisão de aposentadoria em um prazo de até dez anos contados a partir do primeiro dia do mês seguinte ao de início da concessão do benefício.
Não há carência de data para a revisão de aposentadoria; você pode solicita-la a partir do dia seguinte ao início do pagamento do benefício.
A recomendação é, assim que a aposentadoria for concedida, estudar cuidadosamente a carta de concessão para definir se há uma revisão a ser pedida.
Existem dois caminhos para solicitar a revisão da aposentadoria.
O site Meu INSS é o meio mais prático e ágil de pedir a revisão de aposentadoria, pois você pode fazer tudo no conforto de casa, incluindo o envio de documentos digitalizados.
Existe a opção do aplicativo Meu INSS para smartphones. Alguns cuidados são essenciais neste procedimento:
Mesmo com o crescimento da abrangência de serviços do site, o atendimento nas agências do INSS continua existindo e pode ser agendado através do telefone 135.
Durante a ligação, você informará alguns dados eletronicamente e outros serão solicitados pelo atendente. A presença em uma agência será necessária para fazer a entrega dos documentos.
Infelizmente, sim.
Da mesma forma que o INSS pode acatar a sua solicitação e aumentar o valor da aposentadoria, também poderá reduzir o benefício!
Isso acontece porque o órgão, para analisar o seu pleito, vai olhar o processo de concessão do benefício como um todo e pode encontrar um erro que, corrigido, pode levar ao cancelamento ou à redução da aposentadoria.
Ou seja, você pode criar o efeito contrário do esperado!
Evidentemente, você não abrirá mão do seu direito se há elementos para que ele seja defendido, porém antes de decidir por pedir a revisão do seu benefício, converse com um advogado com experiência em temas previdenciários como os profissionais Monteiro e Abreu.
Eles se dedicam a conhecer e interpretar a legislação e as normas e procedimentos do INSS.
Além disso, você receberá todas as orientações que precisa para dar entrada no requerimento de revisão com segurança e chances reais de sucesso, além de garantir que não será surpreendido por uma redução de pensão!