Costumamos dizer que o trabalho é a segunda casa e não há exagero na afirmação. Afinal, passamos cerca de 9 horas por dia trabalhando e uma agressão verbal no trabalho é algo inaceitável em um ambiente por natureza estressante.
Trabalhar em um ambiente socialmente saudável é um direito básico de todos. Porém, os casos de agressividade no profissional são cada vez mais comuns, trazendo marcas profundas e prejuízos graves para muitas pessoas e carreiras.
A violência verbal no trabalho se caracteriza basicamente por:
É fundamental que todos – funcionários e lideranças – percebam os sinais e sejam rápidos e contundentes no combate para desestimular os atos agressivos e preservar a saúde emocional da segunda casa.
Você conhece as formas de violência verbal no trabalho e como lidar? Vamos falar sobre esse tema urgente nas relações profissionais!
A violência verbal no trabalho se caracteriza por atitudes verbais ou escritas agressivas com o objetivo de ofender, ridicularizar e humilhar uma pessoa no ambiente de trabalho.
Aqui falamos das agressões no trabalho com palavras, gestos e textos e que não precisam ser acompanhadas de violência física – que será um agravante caso ocorra – para serem denunciadas e combatidas.
Críticas fazem parte da rotina de trabalho, mas devem ser feitas de forma respeitosa, sem atitudes violentas. Os episódios agressivos visam atingir a imagem e a trajetória profissional da pessoa.
Podemos considerar aqui também os gritos e ofensas que visam manipular a vítima, rebaixando as suas qualidades. Os agressores costumam ter um histórico de violência psicológica doméstica.
Essa é uma forma comum e cruel de violência verbal no trabalho: utilizar-se da proximidade pessoal para ofender a vítima com brincadeiras, comentários engraçados e piadas.
Infelizmente, esse tipo de violência é travestida de uma descontração e acaba contando com a aceitação de outras pessoas, dificultando a denúncia e a repressão.
Essa é a forma de violência verbal especialmente perversa e repetida que atinge aspectos pessoais (físicos, crenças, vestimenta, gostos) da vítima, com o objetivo de intimidar a pessoa continuamente, minando a sua autoestima.
A violência verbal traz consequências devastadoras para a vítima, no seu desempenho profissional, nas relações pessoais e nos aspectos emocional e psicológico.
Toda agressão verbal no ambiente profissional é passível de demissão por justa causa, pois é uma situação que vai de encontro às boas práticas de convivência.
Nesse caso, o agressor perde o direito à retirada do FGTS e ao Seguro Desemprego, além de não receber as férias proporcionais, o terço constitucional correspondente e o décimo-terceiro salário proporcional.
Nestes casos de agressão verbal, psicológica ou, até mesmo física, no ambiente laboral, o empregador poderá responder perante a Justiça do Trabalho, mediante eventual condenação em indenização por danos morais a favor do empregado lesado, por ato que o agressor tenha praticado.
Tal agressão ou ofensa deverá ser comprovada de forma inequívoca por todo meio de prova possível, como através de testemunhas, e.mails, vídeos ou fotografias.
Combater a agressão verbal no trabalho é uma tarefa de todos e não somente das lideranças, pois a saúde do ambiente de trabalho é uma responsabilidade geral.
Cada um deve estar atento a sinais de que um comportamento agressivo está sendo praticado no ambiente de trabalho.
Como podemos imaginar, não é algo simples, os agressores podem se esconder em um mau dia, nas piadas ou em uma imagem positiva que têm com as demais pessoas, desqualificando os sentimentos da vítima.
Ao primeiro sinal, repreenda a violência com firmeza, independente dos motivos que levaram ao gesto, pois nunca devem ser justificativas e converse com a liderança sobre o episódio.
Para as vítimas:
Caso a vítima não receba o apoio desejado por parte da empresa ou se os episódios continuarem sem uma solução definitiva, ela poderá acionar judicialmente.
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