Agressão verbal no trabalho: conheça mais para agir!

formas violência contra mulher
Violência contra a mulher: conheça os tipos para (se) ajudar!
1 de julho de 2021
correção do fgts stf
Correção do FGTS a ser decidida pelo STF
22 de julho de 2021
Exibir tudo
escritório de advogados Monteiro e Abreu contato whatsapp

Costumamos dizer que o trabalho é a segunda casa e não há exagero na afirmação. Afinal, passamos cerca de 9 horas por dia trabalhando e uma agressão verbal no trabalho é algo inaceitável em um ambiente por natureza estressante.

Trabalhar em um ambiente socialmente saudável é um direito básico de todos. Porém, os casos de agressividade no profissional são cada vez mais comuns, trazendo marcas profundas e prejuízos graves para muitas pessoas e carreiras.

A violência verbal no trabalho se caracteriza basicamente por:

  • Ocorrer entre subordinados e chefes na maioria das vezes, mas ser comum entre colegas de setor, entre áreas e até chefias;
  • Ser continuada e com episódios mais agressivos se não for combatida no início.

É fundamental que todos – funcionários e lideranças – percebam os sinais e sejam rápidos e contundentes no combate para desestimular os atos agressivos e preservar a saúde emocional da segunda casa.

Você conhece as formas de violência verbal no trabalho e como lidar? Vamos falar sobre esse tema urgente nas relações profissionais!

O que é a agressão verbal no trabalho?

A violência verbal no trabalho se caracteriza por atitudes verbais ou escritas agressivas com o objetivo de ofender, ridicularizar e humilhar uma pessoa no ambiente de trabalho.

Aqui falamos das agressões no trabalho com palavras, gestos e textos e que não precisam ser acompanhadas de violência física – que será um agravante caso ocorra – para serem denunciadas e combatidas.

3 dados sobre a violência verbal no trabalho que precisamos saber!

  • As ofensas feitas por e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais – atacar profissionalmente o chefe ou um colega no Facebook por exemplo – são classificadas como agressões verbais;
  • Falar mal ou ofender a pessoa para terceiros constitui violência verbal;
  • A empresa é feita por pessoas; ofender a imagem dela é também uma agressão.

Quais episódios caracterizam a agressão verbal no trabalho?

Críticas agressivas ou desproporcionais

Críticas fazem parte da rotina de trabalho, mas devem ser feitas de forma respeitosa, sem atitudes violentas. Os episódios agressivos visam atingir a imagem e a trajetória profissional da pessoa.

Podemos considerar aqui também os gritos e ofensas que visam manipular a vítima, rebaixando as suas qualidades. Os agressores costumam ter um histórico de violência psicológica doméstica.

Brincadeiras e piadas depreciativas

Essa é uma forma comum e cruel de violência verbal no trabalho: utilizar-se da proximidade pessoal para ofender a vítima com brincadeiras, comentários engraçados e piadas. 

Infelizmente, esse tipo de violência é travestida de uma descontração e acaba contando com a aceitação de outras pessoas, dificultando a denúncia e a repressão.

Bullying

Essa é a forma de violência verbal especialmente perversa e repetida que atinge aspectos pessoais (físicos, crenças, vestimenta, gostos) da vítima, com o objetivo de intimidar a pessoa continuamente, minando a sua autoestima. 

cta agressão verbal monteiro e abreu

Quais as consequências da violência verbal no trabalho?

A violência verbal traz consequências devastadoras para a vítima, no seu desempenho profissional, nas relações pessoais e nos aspectos emocional e psicológico.

  • Queda da autoestima: desacreditar na própria capacidade, principalmente se a agressão vem de um chefe ou superior;
  • Problemas de relacionamento: dificuldades de se relacionar com os colegas, em especial pela omissão ou conivência de alguns com as agressões. As relações pessoais também são afetadas;
  • Distúrbios psicológicos: desenvolver aversão ao ambiente de trabalho, ansiedade, depressão e transtornos psicológicos.

Quais os impactos para o agressor no trabalho?

Toda agressão verbal no ambiente profissional é passível de demissão por justa causa, pois é uma situação que vai de encontro às boas práticas de convivência.

Nesse caso, o agressor perde o direito à retirada do FGTS e ao Seguro Desemprego, além de não receber as férias proporcionais, o terço constitucional correspondente e o décimo-terceiro salário proporcional.

Nestes casos de agressão verbal, psicológica ou, até mesmo física, no ambiente laboral, o empregador poderá responder perante a Justiça do Trabalho, mediante eventual condenação em indenização por danos morais a favor do empregado lesado,  por ato que o agressor tenha praticado. 

Tal agressão ou ofensa  deverá ser comprovada de forma inequívoca por todo meio de prova possível, como através de testemunhas, e.mails, vídeos ou fotografias.

 

agressão verbal no trabalho

 

Como prevenir e agir diante de uma agressão verbal no trabalho

Combater a agressão verbal no trabalho é uma tarefa de todos e não somente das lideranças, pois a saúde do ambiente de trabalho é uma responsabilidade geral. 

Cada um deve estar atento a sinais de que um comportamento agressivo está sendo praticado no ambiente de trabalho. 

Como podemos imaginar, não é algo simples, os agressores podem se esconder em um mau dia, nas piadas ou em uma imagem positiva que têm com as demais pessoas, desqualificando os sentimentos da vítima.

Ao primeiro sinal, repreenda a violência com firmeza, independente dos motivos que levaram ao gesto, pois nunca devem ser justificativas e converse com a liderança sobre o episódio.

Para as vítimas:

  • Acione a liderança imediatamente, relatando toda a ocorrência (ou ocorrências);
  • Ambiente Humano caso o agressor seja o chefe;
  • Prefira um canal de denúncias da empresa, caso ele exista.

Caso a vítima não receba o apoio desejado por parte da empresa ou se os episódios continuarem sem uma solução definitiva, ela poderá acionar judicialmente. 

Você está vivendo um caso de agressão verbal no trabalho?

A Monteiro e Abreu possui uma equipe de advogados experientes e comprometidos em buscar a solução mais satisfatória e ágil possível pelos seus direitos e ajudar você a recuperar a serenidade para viver e trabalhar cada vez melhor!

Venha conversar conosco para juntos encontrarmos a melhor estratégia!

Quer saber mais sobre outros temas do Direito do Trabalho, além de outras áreas do Direito, como sobre o cálculo de rescisão de contrato? A segurança da informação é fundamental e você vai encontrá-la nos nossos artigos.

Venha conhecer o Blog Monteiro e Abreu. Aqui você consome informação de qualidade!

Entre em contato conosco