Aposentadoria por Invalidez após Reforma da Previdência

Reforma da Previdência
Regras de transição criadas na Reforma da Previdência
15 de janeiro de 2020
Auxílio doença após Reforma da Previdência
Auxílio doença após Reforma da Previdência
15 de fevereiro de 2020
Exibir tudo
aponsetadoria por invalidez

Você já se perguntou o que aconteceria se você ficasse doente ou sofresse um sério acidente e isso te incapacitasse de trabalhar para o resto da vida? Esse tipo de coisa pode ser determinante para qualquer um, mas diferente do que muitos pensam há uma solução capaz de ajudar o trabalhador a passar por momentos assim.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece uma forma de aposentadoria específica para trabalhadores que sofrem com esse tipo de situação. Conhecida com aposentadoria por invalidez, o benefício cobre os direitos do cidadão que não consegue exercer sua profissão devido ao agravamento de uma doença ou condição física.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse tipo de aposentadoria e como ele fica depois da reforma da Previdência Social? Para isso é só continuar a leitura e ficar por dentro de tudo a respeito da aposentadoria por invalidez.

Quem tem o direito?

Em linhas gerais, a aposentadoria por invalidez é um direito do contribuinte do INSS que, devido a uma doença ou acidente, ficou incapacitado de exercer sua atividade de trabalho de forma permanente. Sendo assim, todo o cidadão que contribui com a previdência e sofre com algum tipo de problema que o impede de trabalhar, tem o direito de solicitar a aposentadoria por invalidez.

É possível citar enfermidades como cegueira, esclerose múltipla, tuberculose, cardiopatia grave, hepatopatia e, até mesmo, hanseníase, como alguns exemplos de doenças que podem acabar levando o cidadão à aposentadoria por invalidez.

Como funciona o benefício?

A aposentadoria por invalidez é válida enquanto a doença persistir e estiver incapacitando o cidadão de retornar ao local de trabalho. Assim, trabalhadores contribuintes com o INSS, no momento em que a doença se tornar um empecilho no trabalho, com carência mínima de 12 meses, estão incluídos e podem recorrer ao benefício.

Vale ressaltar ainda que a aposentadoria cobre as necessidades do trabalhador que adoecer em decorrência da atividade de trabalho, acidentes de qualquer natureza ou enfermidades graves que impedem ou atrapalham a ação profissional.

A aposentadoria por invalidez pode ser cortada?

O benefício da aposentadoria pode ser cortado em alguns casos sim, portanto é necessário ficar atento e observar as situações que podem levar ao cancelamento do benefício.

O ponto principal que leva a aposentadoria por invalidez a ser cortada é a recuperação do paciente, tendo em vista que o benefício cobre o segurado de acordo com a incapacidade de retornar à atividade de trabalho em decorrência de uma doença. Atualmente vem sendo muito divulgado o procedimento do INSS chamado como pente fino, que na realidade consiste na designação de perícia pelo órgão a fim de se apurar a situação atual de cada segurado. Portanto, o benefício pode ser cessado em caso de óbito, podendo ser transferido a seus dependentes ou através da perícia médica, caso ateste a capacidade laboral, total ou parcial.

Como o benefício fica com a reforma da Previdência?

A reforma da Previdência afeta de diferentes formas o trabalhador que já contribui com o INSS, mesmo antes das mudanças, e aquele que começou após a Reforma.

A principal diferença no caso da aposentadoria por invalidez é que os trabalhadores que já atuavam no mercado antes da Reforma recebem como benefício, a média de 80% entre os seus maiores salários de contribuição, desde julho/1994 até a incapacidade.

Por outro lado, a partir da Reforma, o cálculo de 60% será realizado sobre a média de 100% das contribuições de julho/1994 até a aposentadoria, sem desprezar as menores, caso o segurado tiver contribuído até 20 anos. A partir de 20 anos de contribuição antes de ficar inválido é somado 2% por ano de contribuição até se chegar a 100% do salário de benefício.

Depois de todas essas informações, com certeza ficou mais fácil de entender como funciona a aposentadoria por invalidez e como ela ficará após a Reforma da Previdência, não é mesmo? Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários.

Entre em contato conoscoPowered by Rock Convert